A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, defendeu nesta sexta-feira (22) a educação como pilar essencial para o avanço da economia circular no Brasil. A declaração foi feita durante o 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro, em painel sobre “Economia Circular e Desenvolvimento Social”.

Os países que têm a maior economia circular do mundo são os que investiram em educação. Como é que nós vamos falar de reciclagem, de separar o lixo sem falarmos de educação básica?

, provocou a vice-governadora.

Celina Leão apresentou experiências do Distrito Federal que vêm mostrando resultados, como o programa Reciclotech, que recicla equipamentos de informática da rede pública e já capacitou mais de 5 mil pessoas. “Nós temos a primeira usina pública do país, construída em Brasília”, acrescentou.

Ela também citou os investimentos para tornar a rede de ensino 100% sustentável, a renovação da frota de transporte público, hoje a mais ecológica do Brasil, com veículos Euro 6 e elétricos, além da criação do Centro Integrado de Inteligência Artificial, que promove capacitações e hackathons voltados a desafios ambientais.

No campo do saneamento, lembrou que a Caesb é referência nacional: quase 99% da população do DF recebe água tratada e mais de 90% já conta com coleta de esgoto.

Segundo Celina Leão, as ações mostram que o Brasil tem condições de explorar o potencial da economia circular, desde que consiga superar seus desafios estruturais. 

O Distrito Federal prova que inovação, sustentabilidade e políticas públicas integradas podem caminhar juntas

, afirmou.

O Fórum LIDE, que se encerra neste sábado (23), reúne empresários, gestores públicos, autoridades do Judiciário e representantes da sociedade civil para discutir os caminhos do desenvolvimento econômico e social do país.