Painéis e oficinas vão abordar licitações, governança de TI, mulheres na tecnologia e cases de sucesso no serviço público
A Associação Nacional dos Analistas em Tecnologia da Informação (ANATI) participa da 7ª edição do Brasília Mais TI, entre os dias 19 e 21 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com uma programação especial para quem atua ou quer atuar na gestão pública de tecnologia. Ao longo do evento, a ANATI realiza quatro oficinas e dois painéis, trazendo debates sobre inovação, segurança, governança e valorização da carreira dos Analistas de TI.
No dia 19 de agosto, a programação começa com a oficina “Segurança e Autonomia: aspectos importantes no uso de nuvem”, ministrada por Flaviana Azevedo (ATI e Coordenadora-Geral de Plataformas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos). O encontro explora os fundamentos e os avanços na criação da Nuvem de Governo brasileira, uma iniciativa liderada por Analistas em TI do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com Serpro e Dataprev. O objetivo é garantir maior segurança da informação, proteção de dados sensíveis e autonomia tecnológica para a administração pública federal.
No dia 20 de agosto, a oficina “Concursos Públicos na área de TI. Vale a pena?”, ministrada pelo analista de Planejamento e Orçamento Darlan Venturelli, debate a atuação dos Analistas de TI no setor público, apresenta cases de sucesso e destaca o papel estratégico dessa carreira para a transformação digital do Estado brasileiro.
No dia 21 de agosto, a programação se divide em dois momentos:
Manhã: no palco principal, o presidente da ANATI, Luiz Alexandre, conduz o painel “Transformação Digital com Protagonismo: A Visão dos Analistas em TI”, destacando o papel estratégico da carreira na modernização do Estado e na entrega de serviços digitais à sociedade. O analista em Tecnologia da Informação, Anderson Costa, ministra a oficina “Como fazer mudanças e Transformação Digital que o Estado precisa”.
Tarde: especialistas discutem o tema “CIN, Compras Públicas e IA: Como preparar a Sociedade e o Estado para a Revolução Digital”. Entre os temas abordados estão: Identidade Digital no Brasil; Letratamento em Inteligência Artificial; e Portal Nacional de Contratações Públicas. As conversas são ministradas, respectivamente, pelo diretor do Departamento de Identidade Digital do MGI, Hudson Mesquita; pela coordenadora-geral de Fomento de Inteligência Artificial na Diretoria de Infraestrutura de Dados do MGI, Thaciana Cerqueira; e pelo diretor do Departamento de Normas e Sistemas de Logística do MGI, Everton Batistas.
Ainda no dia 21 à tarde, a ATI e coordenadora-geral de TI do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Ingrid Palma, aborda o tema “Mulheres que Inovam: ciência, políticas públicas e mercado”.
O Brasília Mais TI 2025 reúne mais de 15 mil pessoas entre empresários, gestores públicos, pesquisadores, startups e estudantes, com mais de 120 palestrantes e painelistas nacionais e internacionais.
A programação completa está disponível em www.brasiliamaisti.com.br/programacao.
Serviço:
Brasília Mais TI 2025
0Comentários