Entre os dias 31 de maio e 5 de junho, lideranças do setor produtivo goiano participaram de uma missão empresarial em Singapura, promovida pelo Sebrae Goiás em parceria com a Fecomércio-GO. A comitiva contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, além de representantes como o presidente do Siese-GO, Sergio Monteiro; a vice-presidente do Sindilojas, Marisa Carneiro; a presidente do Sindimaco, Irma Fernandes; o assessor de diretoria executiva, Marcelo Gomes; o presidente do Sindinformática-GO, Marco César Chaul; o diretor-superintendente do Sebrae, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o diretor técnico do Sebrae, Marcelo Lessa; o presidente da Facieg, Márcio Luís da Silva; o presidente da Fieg, André Rocha; e deputados estaduais Cairo Salim e Amilton Filho. A missão teve como objetivo ampliar o conhecimento em inovação, tecnologia e desenvolvimento urbano, com foco no fortalecimento do comércio e da indústria goiana.
No sábado, 31 de maio, Baiocchi visitou o Singapore City Gallery, onde teve a oportunidade de conhecer de forma interativa o processo de planejamento urbano da cidade-estado asiática. “Singapura mostra, na prática, que visão de longo prazo, inovação e gestão eficiente podem transformar desafios urbanos em oportunidades. Uma inspiração valiosa para repensarmos o futuro das nossas cidades e regiões”, destacou.
Já no domingo (1), parte dos integrantes das delegações se reuniu sob a liderança do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, para discutir os aprendizados identificados até o momento. A troca de experiências permitiu a análise de boas práticas e cases que poderão ser adaptados para o contexto goiano, tanto no âmbito estadual quanto na capital, Goiânia.
A segunda-feira (2) foi marcada por uma intensa programação. Logo pela manhã, a comitiva participou da reunião de abertura oficial da missão empresarial, que alinhou as atividades do grupo nos dias seguintes. Ainda no mesmo dia, foram realizadas visitas técnicas a importantes instituições de Singapura, como o Instituto de Educação Técnica de Singapura (ITE).
Durante toda a semana, os integrantes da missão participaram da NRF Ásia-Pacífico 2025 – um dos maiores eventos mundiais de inovação no varejo. A feira proporcionou acesso direto às tendências que estão transformando o comércio global, com destaque para a inteligência artificial, experiência do cliente, e-commerce, logística, startups, sustentabilidade, e privacidade de dados.
“Mais do que acompanhar as transformações do setor, estamos expandindo nossa visão estratégica com foco na internacionalização e na consolidação de nossa presença em mercados-chave, especialmente na Ásia e no Oriente Médio”, afirmou Baiocchi. Segundo ele, as visitas técnicas e os painéis de inovação também reforçaram o compromisso da Fecomércio-GO em traduzir o conhecimento adquirido em ações concretas voltadas para o fortalecimento do comércio goiano.
Para fechar a missão internacional, o presidente da Federação realizou uma breve parada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, visitou alguns dos mais importantes centros varejistas do país, reconhecidos mundialmente pela inovação, luxo e eficiência em logística. A experiência proporcionou uma visão ampla sobre modelos de negócio consolidados no Oriente Médio, com potencial de inspirar práticas comerciais inovadoras no cenário goiano.
0Comentários